top of page
Foto do escritor@paespelomundo

80 profissionais de mídia de todo Brasil acompanham a comemoração do reconhecimento da UNESCO sobre o Queijo Artesanal de Minas

convidados para uma das maiores prestrip do estado, jornalistas, influenciadores, fotógrafos, videomakers percorrerão as 10 regiões queijeiras de Minas Gerais: Araxá, Campo das Vertentes, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra da Canastra, Serra do Ibitipoca, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.


Convidados posam para foto no hall do Museu de Ofícios em Belo Horizonte foto: Mateus


O estado de Minas Gerais recebe esta semana início de dezembro 80 canais de mídia que percorrerão as 10 regiões queijeiras do estado. Entre jornalistas, influenciadores, blogueiros e outras mídias que se dividiram em direção a cada um dos destinos do queijo artesanal, o primeiro alimento ofertado pelo Brasil que concorreu como patrimônio imaterial da humanidade.


Convidados foram recebidos com produtos mineiros inclusive queijos artesanais foto: @paespelomudno

O processo de fazer o queijo artesanal foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade nesta terça dia 3 de dezembro. E o estado está em festa.


Essa é uma vitória dos artesãos, dos Chefs e do estado que fomenta a divulgação de sua culinária pelo mundo.


Ana Villas, @casacultmg, uma das organizadoras do evento lembra as várias etapas que passaram para que o processo dos artesãos, o modo de fazer o queijo fosse reconhecido como patrimônio, muito mais como patrimônio cultural e imaterial da humanidade. “Me emocionei muito, não conseguia traduzir a mensagem da Unesco de tão emocionada. Esse é um momento histórico para Minas Gerais, para a gastronomia do Brasil.” Conta.


Culinária mineira no Dona Lucinha em BH foto: @paespelomundo

Em 2023, na WTM Londres entrevistamos o vice-governador do estado, professor Mateus, que naquele momento estava na Europa para divulgar o queijo artesanal e inscrevê-lo na UNESCO para que obtivesse o reconhecimento. Exatamente um ano após nosso encontro veio a notícia que a culinária de minas tanto esperava.


“A Unesco abriu essa janela de oportunidade, o governo federal assumiu a candidatura de apenas dois produtos, estamos muito felizes com essa possibilidade”, comentou a época o vice- governador.


Para a comemoração, foram recebidos 80 canais de comunicação de todas as partes do Brasil entre fotógrafos, jornalistas, influenciadores, videomakers.


A presstrip segue até domingo, 8/12/25

Comments


bottom of page