Restaurante Ksa completa 5 anos e comemora com jantares e chefs convidados
Um jantar surpreendente. A combinação do talento de dois chefs notáveis numa única noite: o mestre do sabor Rafa Costa e Silva, e, sua discípula Claudia Krauspenhar, anfitriã e idealizadora da comemoração-colab com chefs amigos e admiráveis.
Nesta semana, o convidado da Chef Cláudia foi seu amigo Rafa Costa e Silva que vem construindo uma nova história na gastronomia brasileira. O menu degustação com várias etapas apresentado na comemoração dos 5 anos do restaurante curitibano Ksa, trouxe um pouco do que o chef apresenta em seu restaurante carioca, o Lasai.
A mais tradicional e respeitada premiação reconhece o Lasai com 2 estrelas Michelin. Uma honraria para poucos restaurantes no mundo.
Mas do lado de dentro da cozinha, a culinária simples e sofisticada, que valoriza a potência máxima dos alimentos, saudabilidade, além de combinações surpreendentes vai mostrando a identidade que levou o chef Rafa aos prêmios. O Lasai também está no 50best.
Em Curitiba, o menu teve 6 etapas, além dos snacks. O primeiro foi um crocante de quinoa em forma de sanduíche com recheio de berinjela ao lado de um tost de aveia com siri e lâminas de cenoura. Impecável. Seguido por um surpreendente sanduíche de folhas verdes no qual o espinafre suflado fechava tudo no lugar do tradicional pão. Genial.
Entre ostra gratinada e vieiras com iogurte, especialidades da Chef Cláudia, um “Colar de Peixe” de sabor e textura surpreendente. A posta do pescado é um improvável corte que somente o talento e a criatividade de bons chefs que reconhecem o sentido da saudabilidade e sustentabilidade podem reconhecer. Regado ao azeite texturizado com creme e salsa verde, foi um dos pontos altos do menu desta noite.
Mas é sobre tudo ser “pontos altos” esse encontro. Na sequência, rodelas de pupunha, lascas de coco verde, castanha de caju e leite de coco salgado. Para mim, uma das coisas mais simples e sofisticadas que provei nos últimos tempos. Uma combinação que, em ingredientes frescos e simples, demonstra preocupação com o consumo de insumosa saudáveis, minimamente processadas, ao mesmo tempo que provoca o paladar, aguça, atiça, esconde e eleva o menu a outro ponto alto, altíssimo.
Vieiras e Porco Moura
O menu seguiu com uma generosa fatia de porco Moura que se desmanchava, coberta de lascas de rabanetes e chuchu.
Para a sobremesa um sorbet de jaboticaba com uma colher de chocolate branco e lascas de chocolate com ameixa. Fechando um menu memorável, uma comemoração merecida, um presente para o Ksa Restaurante que vem ganhando espaço e inovando na gastronomia local e, claro, um presente para curitiba e todos que admiram a boa gastronomia por aqui.
A comemoração do Ksa Continua e promete novidades e chefs estrelados!
Bravo, bravíssimo.
Mais fotos dessa noite
Comments