por Thiago Paes
Com previsão de estreia para próximo dia 21 de fevereiro, 2024, Maceió é uma das cidades que faz parte da nova temporada PaesPeloMundo no Travel Box Brazil.
De adegas de vinhos a sofisticadas padarias, fomos a Maceió com o objetivo de descobrir as novidades da capital alagoana e nos surpreendemos com a rica diversidade gastronômica.
Primeira parada, a melhor hospedagem da cidade. O Best Western Premier, ou simplesmente "Premier" como muitos chamam na cidade, é sempre nosso hotel quando estamos na cidade.
O empreendimento faz parte da rede internacional de hotéis, Best Western Hotels & Resorts. O grupo conta ainda com hotéis no Panamá, Chile e Peru.
O estilo contemporâneo do hotel torna-se interessante por conduzir com elegância e conforto o hóspede mesmo diante da descontração e até informalidade das férias na praia. Da climatização (numa cidade quase sempre muito quente) aos perfumados ambientes, tudo impecável.
assista vídeo sobre a experiência no Hotel Best Western Premier Maceió (aqui)
Com a Luck Receptivo voltamos ao Hibiscus Lounge, beach club que teve espacos reformados e é sempre uma das melhores pedidas para um dia de sol e mar na paradisiaca praia de Ipioca.
O Hibiscus é referência em sustentabilidade: recicla 90% dos resíduos sólidos, parte da água, tem projetos sociais com a comunidade de Ipioca, além de empregar mais de 250 colaboradores. Tudo isso torna o lugar um case de sucesso no turismo alagoano, além de ser impecável em atendimento, em gastronomia, e imerso ambientação.
E sobre as novidades gastronômicas da cidade, vamos as dicas:
Terruá – empório e vinho”
Com um menu enxuto e elegante, ideal para harmonizar com mais de 200 rótulos de vinhos, o “Terruá - Emporio & Vinho” é um dos destaques nessa viagem às novidades da capital alagoana.
A casa, que abriu ao público há 3 anos, fica numa esquina discreta e residencial do multicultural bairro da Ponta Verde.
Dos vinhos, destaque para a curadoria do Terruá que leva os apreciadores da bebida ao - agora sim - “terroir” de países como Grécia, Israel… sem falar nas uvas tradicionais como a Malbec, Pinot Noir. Sempre acompanhado pelo atendimento gentil e elegante do sommelier Paulo, que se divide gentilmente entre as dúvidas mais detalhadas de cada cliente.
No menu, a criatividade da Chef Mariana Bernardes @maripbernardes para sintetizar todos esses sabores e oferecer algo simples, sofisticado e direto, e ainda, que harmonizasse integralmente com cada cultura. O Terruá é um local interessante por muitos motivos. Num contexto litorâneo, conseguiu trazer um pouco da Itália, da Argentina, da França … mas sem obviedades, sem esteriótipos. E vem agradando ao público alagoano - e por que não dizer, aos turistas mais exigentes - com simplicidade e um atendimento tão impecável quando os sabores harmonizados. Como diria Carlos, o homem do vinho: “brasileiro é quem mais sabe beber vinhos. Aqui se encontra vinhos de todos os lugares do mundo. Em Portugal, na Itália, na Argentina, e principalmente na França essa variedade é difícil de se ver”.
Grano Padaria
Discreta e repleta de delícias, a Grano Padaria faz sucesso no bairro da Ponta Verde com torradas, empadas, sobremesas e até o tradicional bolo de noiva.
Inaugurada em outubro de 2021, tem a proposta de oferecer opções para quem procura um café sofisticado que mescla ingredientes locais à apresentações e técnicas da boa gastronomia.
As torradas (toast), por exemplo, como prato de café da manhã ou lanche sempre foram comuns no Brasil, mas a popularização como uma tendência gastronômica e uma opção de refeição sofisticada ocorreu mais recentemente. A partir de então as toast ganharam destaque na mídia, especialmente nas redes sociais, como uma opção saudável, saborosa e visualmente atraente.
O chef Francisco Pudney estudou gastronomia e passou por cidades como Brasília e Goiânia, no Brasil, e Cascais em Portugal antes de voltar a Maceió, sua terra natal. Hoje na Grano traz um pouco da sua trajetória e inspirações da cozinha que admira, a italiana.
Rapidamente você percebe um pouco das influências do chef Francisco nas combinações interessantes do cardápio como na torrada com o italianíssimo presunto de Parma e um grão asiático muito apreciado no mundo todo e que ficou bem conhecido na região da Sicília na Itália, o pistache. A torrada ainda tem toques de limão siciliano, mais italiano impossível! Além das combinações de origem europeia, o que também me chamou atenção foi a regionalidade. Além do inusitado Pétit Gateau de queijo com goiabada (ponto alto do menu de hoje) , as empadinhas de queijo do reino, um dos sabores mais emblemáticos da culinária nordestina. O café servido no coador individual, o atendimento impecável e personalíssimo do Felipe… foi uma tarde super agradável. Parabéns!
RESTAURANTE TOSCANA
E nessa viagem gastronômica a Maceió uma grata surpresa foi conhecer o Restaurante Toscana, que fica numa das mais tradicionais avenidas da cidade, fora do eixo turístico, a av. Rotary, a mesma que nos leva – vindo do aeroporto – a região das praias, ao parque shopping.
Um lugar encantador. Desde a recepção acolhedora da Chef Letícia, ao criativo menu ítalo-alagoano.
Para começar, a entrada de berinjelas gratinadas em generosas lascas – para manter a suculência da berinjela, diz a chef. E que suculência! uma pedida certeira para começar nosso bate papo de hoje por ruas e memórias da Itália, de Maceió e do Farol, o principal bairro de negócios da cidade, onde fica o Toscana.
Na sequência, camarões ao gorgonzola cobertos com cebolas caramelizadas, e batatas chips, outro ponto alto do menu.
Duas opções de prato principal: polvo com purê de brocolis e bacalhau à portuguesa, harmonizados com um delicioso vinho rosé.
E por falar em vinhos, são mais de 300 rótulos para harmonizar com o menu criativo da chef Letícia.
Destaque especial
O meu destaque vai para o sorvete de capim santo (capim limão): delicado, afetivo, refrescante, e numa combinação que beira a perfeição com o brownie, o doce de leite e toques de flor de sal.
O ambiente sofisticado traz obras em fotografia preto e branco que retratam viagens da família pela Europa, deixando o lugar ainda mais acolhedor.
É um local para aquele viajante que procura experiências fora do óbvio numa cidade litorânea, um ambiente tranquilo e aconchegante (inclusive na iluminação) para momentos únicos na capital alagoana.
As sextas tem jazz. Já gostei!
_______
Thiago Paes, é empresário e apresentador do programa PaesPeloMundo - Viagem & Gastronomia no canal Travel Box Brazil, e Box Brazil Play.
contato@paespelomundo.com.br
@paespelomundo
Comments