Mais de 40 cidades e 1.071 estabelecimentos na disputa pelo título de melhor buteco do país
- Guilherme Becker
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Em Curitiba, 37 botecos disputam o prêmio de melhor petisco da capital paranaense; pratos possuem valor único de R$ 35

Pela décima vez em Curitiba, o Comida di Buteco elege o melhor petisco do país e contará com 37 estabelecimentos curitibanos na disputa. Além de Curitiba, haverá eleição do melhor buteco nas cidades de Londrina e Maringá, no norte do Paraná.
O concurso acontece entre os dias 11 de abril e 4 de maio. Para esta edição, o tema para os participantes é a celebração dos 25 anos do Comida di Buteco. Cada estabelecimento conta com uma receita e o prato tem valor fixo de R$ 35.
Entre as homenagens escolhidas pelos butecos de Curitiba está o ‘Festerê di Buteco’, preparado pelo Schnaps Bar. O estabelecimento que já foi campeão da etapa da capital paranaense fez uma receita com uma diversidade de sabores. O prato conta com a combinação de Arancini de queijo com creme de milho e gorgonzola, pipoca de bacalhau e ouriço de linguiça Blumenau com queijo, acompanhado de molho da casa e bolinho de chuva. A apresentação promete surpreender os clientes.
Outro que fez um prato especial aos 25 anos é o Trieste Bar e Restaurante. O nome da receita do buteco localizado dentro do estádio em Santa Felicidade é ‘Tchaika no ovo’. A porção conta com ovos cozidos recheados com cream cheese, cheiro verde e bacon, ceviche de ovo com pastel de linguiça Blumenau e cream cheese. O prato acompanha pasteis de doce de leite e paçocão na colher.

Já o Quintal do Santa e o Quintal Maria Flor apostam em receitas que carregam a tradição da culinária paranaense. No Maria Flor, que esteve no pódio nas duas últimas edições, o petisco tem costela bovina com mandioca, pinhão, molho de pimenta e banana flambada com doce de leite e chantilly. Também na disputa, a receita do Quintal do Santa traz o sabor do litoral com ‘Dadinhos de Barreado’. O petisco é feito com carne bovina desfiada, com cobertura crocante e acompanhado de molhos de mostarda, pimenta agridoce e verde.
O concurso Comida di Buteco
O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, em Belo Horizonte, com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos/tradicionais. Com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa, ele já se consolida como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do buteco e da cozinha brasileira, importante ícone de qualquer cultura nacional.
Nesta 25ª edição são mais de 40 cidades participantes e 1.071 estabelecimentos na disputa pelo título de melhor buteco do país. O Comida di Buteco tem duração de 24 dias e durante este período os clientes podem aproveitar as receitas exclusivas. Em cada local, o público avalia o petisco, que também será avaliado por um grupo de jurados.
Kommentare