top of page
Foto do escritorNai Fachini

Uma viagem ao Peru sem sair de Curitiba

Conheça o Peruano Gastronomia e Cultura, restaurante que encanta os mais diversos paladares com uma pitada extra de hospitalidade e o carisma dos descendentes dos Incas


Uma casa vermelha, com um jardim amplo e acolhedor. Logo na entrada somos impactados com a decoração colorida que nos transfere de forma instantânea ao país escolhido pelos incas para montar seu império. E não por acaso, a beleza das cores, dos tecidos, das nuances, o dourado, os quadros e a hospitalidade que nos levam de imediato ao Peru.


Na cultura inca, a dualidade, o trabalho, a lealdade e a verdade norteiam o modo de viver em sociedade. E isso tudo refletiu na culinária peruana. Ah, a culinária peruana! Não é à toa que o país conquistou pela 11ª vez em 13 anos, o prêmio de melhor destino gastronômico da América do Sul. Fundamentada na sua infinidade de batatas, coisa que só o Peru tem, a culinária peruana tem outros ingredientes marcantes como a pimenta (aji, em espanhol), a quinoa, o milho (choclo), e o coentro (amado por uns e odiado por outros).


A verdade é que tem pratos peruanos que ganharam a popularidade em todo o mundo, como o cebiche, o lomito com papas, o pollo a la brasa, o cuy, o leche de tigre e tantos outros. E tudo isso, é claro, está atrelado ao modo de vida dos peruanos, e a riqueza cultural e natural do país.


Peruano Gastronomia e Cultura


O Peruano Gastronomia e Cultura é o restaurante que leva a assinatura do chef Fernando Matsushita (peruano) e Zazá, uma brasileira especialista em confeitaria ancestral peruana. É parada obrigatória para quem aprecia a boa (e bem servida) comida peruana. Com porções generosas e uma dose extra de sabor, estar no Peruano é realmente ir ao Peru sem sair de Curitiba.


Como entrada, provamos e aprovamos o cebiche + leche de tigre. O cebiche é servido em porção individual ou para compartilhar. E gente, dá água na boca só de olhar. Além do cebiche tradicional que a gente conhece e adora, o Peruano faz um preparado com peixe, coentro, gengibre, limão e especiarias. Hummm!! Isso sem contar na qualidade nutritiva do prato. É super saudável, rico em vitamina C e faz muito bem à saúde. Pra falar bem a verdade, é sensacional! Pedido obrigatório para quem passa pela casa.

O carro-chefe do restaurante, como manda a tradição, duela com o cebiche. O Lomo saltado preparado pelo chef supera qualquer expectativa. O prato é feito a base de carne salteada com cebola, tomate, coentro e pimenta. Ah, claro! Tem o segredinho do chef que o deixa com uma suculência sem igual. Tradicionalmente, ele é servido com batatas rústicas e arroz, mas pode ser acompanhado também por um bom talharim com salsa huancaina (molho preparado à base de queijo e pimenta amarela). Sim, um prato que tem como base ingredientes simples, mas que causa uma explosão de sabores à boca, e uma sensação indescritível de prazer com a boa gastronomia. Sabe aquela sensação de ser surpreendido por algo bom? É isso!


E não poderíamos terminar a experiência no Peruano sem falar das sobremesas. O Suspiro de Limenha é sensacional. Doce, claro, mas é incrível. É uma espécie de mousse intenso à base de vinho do porto com açúcar, capaz de fazer qualquer um “babar”. O suspiro limenho é o nosso queridinho, mas a casa conta com outras opções de sobremesa como a Mazamorra Morada (uma sobremesa ancestral), os Andes de Chocolate (trufado de cacau) ou a Lucuma Colonial para quem gosta daquele azedinho especial.




Menu Kids


O Peruano Gastronomia, apesar de servir tradicionalmente os pratos típicos da gastronomia peruana, tem um menu kids especial. Segundo o Chef, são pratos mais comuns entre os brasileiros, em porções adaptadas para as crianças. E o mais interessante, cada prato no meu kids tem um nome peruano de referência. Entre eles, Lhamita, Alpachita, Vicunha, Cuy, Huanaco, Colibri e Condor. Mas por que esses nomes? Segundo o Chef Fernando, para reforçar a cultura peruana. “Mesmo que seja uma criança, ela vai identificar no cardápio a referência ao Peru. Lhamita é uma lhama pequena, por exemplo, e dessa forma, vamos reforçando as particularidades do Peru para as crianças, além das gastronomia”, explicou.

Ou seja, se você quiser pedir mignon com arroz e fritas para as crianças, você pedirá um prato chamado Lhamita. Agora, se o pedido for a massa do dia na manteiga, é Cuy (também conhecido como porquinho da Índia).


Para as crianças, o Peruano serve mignon, frango ou peixe, acompanhados de arroz e fritas ou massa do dia na manteiga. “Adaptamos o cardápio especialmente para as crianças. Sabemos das particularidades do paladar infantil, mas temos pratos no cardápio principal que também as atendem. Exemplo disso é o Arroz Chaufa, preparado com carne suína e muitos adereços (temperos), inclusive gengibre, cebolinha, alho, coentro e outros. As crianças gostam tanto do sabor que não identificam que estão comendo alho, cebola, gengibre, pimenta, etc. Mas, é um prato saudável e rico em nutrientes”, completou o Chef.

Ah, e só para contar, as nossas crianças não pediram o menu kids. Eles compartilharam um bom e saboroso Arroz Chaufa, um dos nossos pratos peruanos preferidos.


Outros pratos para incluir na sua lista


Você precisa voltar ao Peruano e provar pratos como o Chupe de Camarões (sopa tradicional peruana), Causa rellena (purê de batatas temperado e recheado), Camarão Cebichero (camarão especial do Chef), Arroz com Frutos do Mar e Chicharrón de Pescado (peixe frito a moda peruana). Estar no Peruano é vivenciar uma verdadeira explosão de sabores, Ficou com vontade de conhecer? Corre pra lá!


Peruano Gastronomia e Cultura

Av. Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, 675. Cristo Rei. Curitiba-PR

A casa abre de Terça a Domingo no almoço das 11h30 às 14h30. Já na Sexta e no Sábado a casa abre para o jantar das 18h30 às 23h.



@curitibaamesa

Comments


bottom of page